terça-feira, 25 de novembro de 2008

Por que Disenteria e não Desenteria

Há sempre um pouco de dúvida entre quando usar e ou i em algumas palavras como: impedimento ou empedimento, ou mesmo, em outras que se trocarmos o e pelo i também, trocaremos o sentido da palavra que passará a ter outro significado, como ocorre com eminente que significa: pessoa importante. E iminente, com i que significa: prestes a ocorrer e inevitável.

Mas hoje vamos entender porque escrevemos "disenteria" com "i" e "s", e não como chegamos a ver por aí, ora escrito com "e" desenteria e até escrito com "z" dizenteria. (apesar de na Romênia o correto é dizenteria, com z mesmo)

Para não esquecer é só entender e se lembrar que a palavra disenteria é composta do prefixo "dis" usados em vocábulos como disfunção e que significa justamente algo que não funciona bem, como em distúrbio, dislexia e dislalia que são problemas e distúrbios da linguagem.
Assim dis-enteria é um distúrbio ou um mau funcionamento do intestino, pois enteria significa intestino na língua culta e técnica de origem grega.
E como dito antes dis quer dizer algo que não funciona bem por isso lembre-se que disenteria usa o mesmo prefixo de disfunção e que na verdade a disenteria seria também uma disfunção, um mau funcionamento do intestino.
Ainda sobre o termo grego entero ele é o mesmo usado na especialidade médica Enterologia no qual muitos médicos gastro enterologistas são formados.
















Intestino humano

1 comentários:

Anônimo disse...

ótimoo . Ameei . Era o que eu queriia . Vai pro favoriitoos (=

Postar um comentário

Bookmark and Share
 

Creative Commons License Customizado por UC Powered by Blogger